No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, a Associação de Turismo do Porto & Norte (ATP) e a VARIAÇÕES - Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal celebraram um protocolo inovador para o desenvolvimento e promoção do Turismo LGBTI+ na região do Porto e Norte de Portugal, no emblemático Museu do Carro Elétrico, no Porto.
Este protocolo assinado entre a ATP, representada pelo seu Presidente, Luís Pedro Martins, e a VARIAÇÕES, representada pelo Presidente Diogo Vieira da Silva, consolida um compromisso mútuo para enriquecer a diversidade e inclusão na região, com potenciais benefícios económicos e sociais significativos. O acordo visa estabelecer uma parceria estratégica para melhorar a comunicação e atrair turistas internacionais do segmento LGBTI+, comprometendo ambas as entidades a colaborar na identificação dos meios e instrumentos mais eficazes para a captação de fluxos turísticos e na realização de ações de promoção em conjunto.
O Porto e Norte revela-se pioneiro na incorporação do turismo LGBTI+ como uma prioridade estratégica, sendo a primeira entidade regional a estabelecer um protocolo com esta associação e a única que é membro da IGLTA, the International LGBTQ+ Travel Association.
Recorde-se que o segmento LGBTI+ apresenta um potencial económico significativo, com estudos a indicar gastos globais que ultrapassam os 200 mil milhões de euros por ano.
A assinatura da parceria contou com a presença de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, bem como de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto; Jan-Erik Ringertz, Cluster General Manager da Highgate Portugal; e Diogo Vieira da Silva, presidente da VARIAÇÕES.