Esta terça-feira, em Bragança, foram conhecidos os Chefs que ficarão responsáveis pelo menu da Gala do Guia Michelin 2025, que acontece no próximo dia 25 de fevereiro, no Porto.
No Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, os Chefs Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova), Ricardo Costa (The Yeatman) e Vítor Matos (Antiqvvm) foram anunciados como os coordenadores da equipa que irá preparar o menu da Gala do Guia Michelin 2025.
Os três Chefs, galardoados com duas estrelas Michelin, serão os homens ao leme desta equipa, composta por outros seis Chefs da região Norte e também agraciados com uma estrela Michelin: António Loureiro (A Cozinha), Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio), Óscar Geadas (G Pousada), Julien Montbabut (Le Monument), Pedro Lemos (Pedro Lemos) e Arnaldo Azevedo (Vila Foz).
O menu será servido aos cerca de 500 convidados que, no próximo dia 25 de fevereiro, estarão no Centro de Congressos da Alfândega do Porto para assistir à Gala do Guia Michelin 2025.
É nesta cerimónia, que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte e do Turismo de Portugal, que iremos conhecer não só os restaurantes que entrarão no cobiçado Guia Michelin 2025, mas também os projetos que serão integrados nas categorias Recomendado e Bib Gourmand do guia. No evento, também se ficará a saber se algum restaurante em Portugal irá conquistar uma Estrela Verde pelo seu trabalho na área da sustentabilidade.
Nesta conferência de imprensa, realizada em Bragança, foi também anunciado um encontro que irá acontecer a 18 de fevereiro, no Theatro Circo, em Braga, para discutir o tema “Gastronomia e Vinho”. O evento contará com a presença de vários especialistas, como o Chef Pedro Lemos, o enólogo Luís Sottomayor, o crítico de vinhos Luis Gutiérrez e a vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro.
Esta é apenas a segunda vez que Portugal terá uma Gala Michelin própria, com uma seleção de restaurantes exclusivamente dedicada ao país. A primeira aconteceu no ano passado em Albufeira, no Algarve.