Guimarães vai ser Capital Verde Europeia em 2026

#Notícias

A cidade de Guimarães foi escolhida para ser a Capital Verde Europeia no ano de 2026.

Este reconhecimento, anunciado em Valência, Espanha, celebra a liderança ambiental excecional do Município de Guimarães. Competindo com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria), a cidade destacou-se em áreas como a qualidade do ar, a biodiversidade e a economia circular.

A jornada de Guimarães até esta conquista reflete mais de uma década de ação climática. Como uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, Guimarães liderou iniciativas como o Plano Guimarães 2030. A cidade é também uma orgulhosa signatária do Green City Accord e detém o prestigiado Mission Label da Comissão Europeia, contribuindo ativamente para as Missões da União Europeia nos domínios dos oceanos, solos e alterações climáticas, com inúmeros projetos em andamento.

O Porto e Norte de Portugal sente um enorme orgulho nesta conquista, que se alinha perfeitamente com os projetos e iniciativas de sustentabilidade que temos impulsionado para construir um futuro mais verde para a região.

Parabéns, Guimarães! Juntos, estamos a liderar o caminho rumo a um futuro sustentável.

Veja Também...

Fale connosco...

Para esclarecimento de dúvidas e disponibilização de mais informações não hesite em contactar-nos.