No passado dia 1 de agosto, foi lançado o projeto ClusterTur Galiza-Norte de Portugal no Museu do Mar, em Vigo.
Esta iniciativa turística inovadora tem como objetivo reforçar a colaboração público-privada na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, constituindo um marco significativo na cooperação transfronteiriça.
Este evento contou com a presença de Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Nuno Almeida, Diretor da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal (AECT), e Jesús Gamallo, Diretor de Relações Externas com a União Europeia da Xunta de Galicia.
O ClusterTur, que faz parte do Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), é uma oportunidade fundamental para alinhar estratégias, identificar recursos e promover a Eurorregião como um destino turístico sustentável. Um dos principais objectivos é reforçar os Caminhos de Santiago, posicionando a nossa região como um destino unificado para os viajantes internacionais. Estes projetos só são possíveis através dos esforços dedicados das empresas de turismo, os verdadeiros atores-chave no desenvolvimento económico de qualquer região.
Segundo Luís Pedro Martins, o potencial do projeto é transformador, uma vez que este primeiro cluster turístico da Eurorregião permite que os dois territórios se apresentem de forma mais competitiva aos mercados de longo curso, abraçando a ideia de dois países, um destino.
Portugal é um ator-chave neste esforço, sendo a principal fonte de turismo para a Galiza, com um aumento significativo das atividades turísticas e do envolvimento este ano.