O Porto e Norte de Portugal viajou até ao Vietname no início de janeiro, numa visita marcada por diversas reuniões e encontros estratégicos.
A missão era clara: reforçar laços e abrir caminho para um futuro voo direto entre a cidade de Ho Chi Minh e o Porto. Ao longo de dois dias, foram construídas pontes entre os dois territórios, ricos em cultura e história, com fortes ligações a Portugal, mas ainda muito pouco exploradas. Sabia que o primeiro dicionário do Vietname foi escrito por um português? Sim, o Padre Jesuíta Francisco de Pina, assim como a criação da primeira escrita latinizada da língua vietnamita, na qual se baseia o moderno alfabeto vietnamita.
Em Hanói, o Presidente do Porto e Norte participou em encontros com o Ministério do Turismo e com a VietJet Aviation, avançando com planos para um futuro voo direto. Destaque também para o encontro com o futuro Embaixador do Vietname em Portugal, lançando as bases para relações diplomáticas, culturais e económicas mais profundas. Além disso, conversas produtivas com o Bispo Daminh Hoang Minh Tien exploraram o imenso potencial do Turismo Religioso, aproveitando as oportunidades para envolver os 10 milhões de cidadãos católicos do Vietname.
Na Universidade Nacional do Vietname, as discussões centraram-se na criação de sinergias entre o turismo e o intercâmbio académico, lançando as bases para uma colaboração a longo prazo.
“Esta visita teve como principal objetivo criar oportunidades para a região. Esta caminhada está apenas a começar, mas fomos os primeiros a iniciar esta aproximação, facto que ficou devidamente registado pelas várias autoridades, julgo que recolheremos os frutos desta nossa iniciativa!”, afirmou Luís Pedro Martins.
Porquê o Vietname? Com um mercado de 98 milhões de pessoas, este país representa uma oportunidade para dar a conhecer as atrações únicas do Porto e Norte de Portugal, incluindo o Enoturismo, a Gastronomia, o Golf, as Experiências Náuticas, o Património Cultural, o Turismo de Negócios e, claro, o Turismo Religioso. Na opinião de todos os analistas, o Vietname será sem dúvida o novo Tigre Asiático.